quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ECOLOGIA ( 2ª parte)



Os Mares


Dois terços do nosso planeta estão cobertos pelos oceanos, conforme as mais evidentes conclusões científicas, foi nas águas dos oceanos que a vida se originou. Dai, ela espraiou-se por toda a terra, não deixando contudo de permanecer nos mares, para alimentar, em grande parte, a Humanidade, pois o homem sempre obteve do mar uma generosa contribuição para sua subsistência.

Porém, é agora, quando as populações de todos os continentes apresentam crescimentos astronômicos, que se começa a pensar nos oceanos como uma insubstituível fonte de alimentos para o futuro. Só que suas águas talvez não mantenham a fertilidade até lá, pois já se apresentam perigosamente poluídas. Já se constatou a presença de perigosos poluentes, como o mercúrio e o DDT.

Muitos destes venenos não só provocam sérios desequilíbrios na flora e na fauna marinha, como acabarão por torná-las totalmente impróprias para o consumo, pondo fim nas esperanças dos especialistas que viam nos oceanos o futuro celeiro do mundo.
Mas não é somente por meio da poluição que o homem destrói a riqueza marinha, a pesca desenfreada que há muitos anos vem praticando ameaça de extinção várias espécies, principalmente de mamíferos marinhos, como a baleia azul.

Para se ter uma idéia da importância dos mares, basta dizer que o volume mundial da pesca por ano é de mais de setenta milhões de toneladas.

Os Rios


A Natureza é pródiga e está sempre pronta a atender as necessidades do homem se ele lhe da tempo de recuperar-se, mas, não é isso que o vem acontecendo. Com o correr dos séculos, o homem foi aperfeiçoando os métodos de destruir o meio ambiente, e passou a agir com tal intensidade que a Natureza não tem condições de reconstruir o que ele destrói.

Os rios, encontram-se entre as grandes vítimas do progresso, recebendo quantidades excessivas e contínuas de esgotos residenciais e industriais, sua fauna e flora morrem rapidamente, no entanto se os rios fossem conservados, seriam abundantes fontes de pesca e proporcionariam lazer a grande parte da população.

No Brasil, muitos rios apresentam boas condições de navegabilidade, e poderiam ser aproveitados para passeios, transporte econômico de mercadorias e mesmo para transporte coletivo. Quando se criam condições favoráveis, há possibilidade de recuperar os rios.

Um exemplo está no rio Tamisa, na Inglaterra, altamente poluído não faz muito tempo, uma vez sanadas as causas de poluição, o rio voltou a apresentar indícios de vida, já se podendo até pescar em suas águas.

Muitos rios brasileiros já se encontram altamente poluídos, um exemplo impressionante é o rio Tietê, no Estado de São Paulo, que em grande parte de seu percurso se tornou um rio morto.

Peixes

Os peixes compõem uma importante classe de vertebrados de vida aquática, possuem sangue de temperatura variável, são providos de nadadeiras e respiram por meios de brânquias, habitam praticamente todas as águas, doces ou salgadas.

Se bem que sejam bastantes expressivas a quantidade e as espécies que habitam as águas doce, é evidente que encontraremos nos mares o seu verdadeiro habitat. Nas águas marinhas, desenvolvem-se as mais variadas espécies, desde os estranhos peixes das profundezas abissais e dos cavalos-marinhos aos gigantescos tubarões e peixes-serra.

É fabulosa a quantidade de peixes comercializáveis, como o bacalhau, a sardinha e o atum, cuja pesca sistematizada é feita por diversos países. Entre os peixes de água doce brasileiros, o pirarucu é talvez o mais interessante sob o ponto de vista comercial, pois além de ser de grande porte (cerca de dois metros e meio de comprimento e cem quilos de peso bruto), pode substituir perfeitamente o bacalhau, mas teria de ser criado cientificamente em tanques, ou logo estaria extinto.

Todas as espécies de peixes, porém, de água doce ou salgada, correm perigo de extinção, antes, eram apenas as espécies comercializáveis, pescadas exageradamente, sem que tivessem tempo de procriar, a isso, veio juntar-se a poluição industrial.

FONTE: HTTP://WWW.IBEMA.ORG.BR/


0 comentários:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra

 

Mãe Terra - Preservação e Consciência Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino