quarta-feira, 15 de julho de 2009

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS by Lionel Falcon




"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." (Abraham Lincoln)

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952).

"Um país, uma civilização, podem ser julgados pela forma com que tratam seus animais." (Mahatma Gandhi)

(Frases retiradas do site "Anjos de Luz" - Grupo Animais e Nós)

Leia Mais…

sábado, 11 de julho de 2009

TUDO SOBRE RECICLAGEM



COMO RECICLAR
Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.

Passo a passo:
1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.
2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
3. Veja exemplo de materiais recicláveis:
- Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidros: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
Atenção:
Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.

PORQUE RECICLAR
A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
* Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
* Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
* O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.

Tipos de lixo:
- Doméstico (alimentos)
- Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças)
- Agrícola (esterco, fertilizantes)
- Hospitalar
- Materiais Radioativos ( indústria medicina...)
- Tecnológico (TV, rádios)

Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.
Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo).
O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores.
Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!

Por quê?
Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.

Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.

Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Algumas Vantagens:
• Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
• Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
• Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?
• Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!
• Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
• Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
• Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
• Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
• Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram

ONDE RECICLAR
No Brasil existem unidades industriais com capacidade instalada para reciclar resíduos, e qualquer outro material que possa ser reciclado. Distribuídas de norte a sul do país, estas unidades são empresas transformadoras de matérias-primas, fabricantes de embalagens, retomadores e recicladores.

O QUE RECICLAR
Temos diversos tipos de materiais, que podem ser reciclados, devemos tomar cuidado pois alguns materiais existentes não podem ser reciclados.
Saiba o que pode e o que não pode ser reciclado:


Do site: http://www.compam.com.br/

Leia Mais…

O QUE É TUDO ISSO?



Berenice Gehlen Adams

O que é Educação Ambiental?
Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. Mas o que é isto? Podemos dizer que é uma maneira de relacionar nossas atitudes e nosso aprendizado ao meio ambiente. É desta forma que perceberemos que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos, o que vestimos, onde moramos, como nos relacionamos com plantas, animais, com os outros. Mas isto você vai percebendo devagarinho...

O que é Ambiente ou Meio Ambiente?
Ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, até o nosso corpo faz parte do ambiente.
É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas.
É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um "armazém de mercadorias".
Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirado da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores.
Todos materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com muito cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida.

O que é Ecologia?
Ecologia é a Ciência que estuda as relações entre os organismos vivos e seu ambiente. É através da Ecologia que podemos conhecer as ligações entre os seres vivos (animais, plantas) e o seu meio ambiente.
A Ecologia é muito importante para que possamos entender como funciona a natureza, e por quê não podemos interferir de forma negativa no nosso ambiente.

O que é Preservação?
Preservar significa defender, cuidar, zelar.
O ato de preservar é muito importante.
Quando ouvimos falar em preservação da natureza, podemos entender que trata de atitudes tomadas para cuidar do meio ambiente. A preservação ocorre quando são tomados cuidados especiais para que não prejudiquemos o meio ambiente, animais, florestas, rios, mares, etc.
Um rio limpo está preservado. Um rio poluído não está preservado.
Muitos animais correm perigo de extinção. Os cuidados para com estes animais chama-se preservação.
Cuidando do nosso ambiente, mantendo-o limpo, estaremos colaborando com a sua preservação.

O que é Reciclagem?
Chamamos de reciclagem, todo processo que acontece com materiais que são transformados em novos materiais. Por exemplo: papéis de jornais, revistas, livros, são reciclados e transformados em novos papéis.
Na natureza também ocorre o processo de reciclagem. A natureza aproveira tudo. Folhas secas, degetos de animais (cocô e xixi), animais mortos, são transformados, naturalmente, em alimentos para plantas, que com o auxílio das chuvas, são levados para debaixo da terra, transformando-os em alimentos para as plantas. Mas este processo não acontece de um dia para o outro. Cada material tem o seu tempo de decomposição (apodrecimento).
O reaproveitamento de objetos também é uma forma de reciclar. Quanto mais reciclarmos, menos teremos que tirar da natureza. Assim, estaremos colaborando para a preservação dos recursos naturais.

Boa viagem,
Bere Adams!
Para ver o site clique aqui

Leia Mais…

quinta-feira, 2 de julho de 2009

MEIO AMBIENTE, PENSE NA QUANTIDADE DE ENERGIA QUE VOCÊ CONSOME



Especial para o UOL Ciência e Saúde

Reflita sobre a quantidade de energia que você consome em casa. Com medidas simples para combater o desperdício, como diminuir o tempo do banho e não abrir a porta da geladeira à toa, você diminui gastos e ajuda a preservar recursos naturais.
Quanto maior é a potência de um eletrodoméstico, mais ele gastará energia. Por isso, sempre que você for comprar algum aparelho desse tipo, observe qual sua potência em Watt e procure pelo selo Procel, que indica o consumo baixo de energia pelo aparelho.

Conheça o gasto de alguns eletrodomésticos e dicas para evitar o desperdício:

Lâmpadas
A utilização de lâmpadas fluorescentes compactadas, no lugar das incandescentes, pode representar uma economia de até 80% de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15 W (watts) corresponde a uma lâmpada normal de 60 W. Em média, as fluorescentes duram dez mil horas, enquanto uma lâmpada normal de 60 W, apenas mil horas.

As lâmpadas fluorescentes são mais caras que as comuns. Uma fluorescente de 20 W, por exemplo, custa seis vezes mais do que sua similar incandescente. Contudo, a durabilidade das lâmpadas fluorescentes atinge entre 8 e 10 mil horas (sua vida útil é estimada em até 10 anos), enquanto as incandescentes duram em média 1.000 horas (ou 1 ano). Por isso, a troca compensa financeiramente.

Vale lembrar que, apesar de economizar energia, as lâmpadas fluorescentes podem causar danos ao meio ambiente se descartadas no lixo comum, já que apresentam metais pesados como o mercúrio metálico.

Chuveiro elétrico (Potência média 4.500 W)
É o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, ele representa 30% da conta de consumo. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 W durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh.

Se for possível, utilize um sistema de aquecimento solar. A organização não governamental Sociedade do Sol oferece, em seu site (www.sociedadedosol.org.br), download com manual disponível para fazer o sistema de aquecimento em casa, com materiais simples e de baixo custo. O custo final é de aproximadamente R$ 320 (esse gasto é 10% menor do que o investido em um aquecedor tradicional).

Ferro elétrico (Potência média 1.200 W)
Esse aparelho também consome bastante energia elétrica. Acumule a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez, porque o ferro consome mais energia no aquecimento inicial. Reserve as roupas leves (por exemplo, as feitas de nylon ou lingeries) para serem passadas logo que você desligar o ferro, pois ele permanecerá quente por uns 10 minutos. Um ferro de 1.000 watts, usado durante 15 horas/mês, consome 15 kWh.

Geladeira (Potência média de 300 W)
Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro elétrico. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz.

Uma geladeira com 200 W, se for utilizada pelo período de 300 horas/mês, gastará 60 kWh de energia. Veja algumas dicas para diminuir o gasto de energia deste eletrodoméstico:

- para gastar menos energia com o uso da geladeira, descongele-a regularmente. A crosta de gelo aumenta o consumo energético;

- o termostato deve estar entre 2º e 6º. No inverno, deve ficar em 2º ou 1º. De qualquer forma, ajuste-o sempre de acordo com o manual de instruções do fabricante;

- instale sua geladeira em local bem ventilado, sem encostá-la na parede ou em móveis;

- deixe-a longe de raios solares e de fontes de calor, como fogões e estufas;

- nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;

- procure abrir a geladeira o menos possível. Guarde os alimentos de uma só vez. Se for preparar uma refeição, retire todos os ingredientes antes de começar a prepará-los;

- não coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira, para não exigir um esforço, maior que o habitual, do motor;

- quando for comprar uma geladeira nova, escolha um modelo de tamanho compatível com as necessidades de sua família;

- verifique o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia Inmetro/Procel;

- não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Para testar a vedação da porta, coloque uma folha de papel entre esta e sua borracha. Deixe metade da folha para fora da geladeira. Feche a porta e tente puxar o papel. Se este sair facilmente, a vedação está comprometida, o que compromete a eficiência do aparelho.

Freezer (potência média de 400 W)
Um freezer de 400 watts, usado por 300 horas/mês, gasta 120 kWh. Por isso, quando você tiver um volume pequeno de alimentos, desligue o equipamento e use o congelador da geladeira.

Máquina de lavar roupas (potência média entre 600 e 800 W)
Para evitar desperdício, acumule o maior número de peças de roupa para colocar na máquina de lavar. Use a capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora. Utilize a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxágüe. Se lavadora de roupas tiver 1.500 W, e ficar ligada durante 15 horas, gastará, em um mês, 22,5 kWh.

Secadora (potência média de 3.500 W)
Evite usar este eletrodoméstico que gasta energia desnecessariamente, já que a luz solar é suficiente para secar as roupas durante quase todo o ano. Uma secadora usada por 15 horas durante o mês tem o consumo médio de 52,5 kWh.

Micro-ondas (potência média 1.200 W)
Se utilizado por 15 horas/mês, um forno de micro-ondas padrão gastará 19,5 kWh.

Televisor com monitor de tubo (potência média entre 80 e 100 W)
Uma televisão com monitor de tubo, de 20", com potência de 90 W, se ligada durante 90 horas por mês, utilizará 8,1 kWh. Os monitores LCD consomem menos energia: cerca de 55 W (aparelho de 20 polegadas). Uma televisão com esta potência, se utilizada durante 90 horas mensais, gastará cerca de 4,9 kWh.

Ar condicionado (potência média 2.600 W)
Muitas vezes, o ventilador pode substituir o ar condicionado. Além disso, sistemas de ventilação natural (janelas, esfriamento pelo solo, entre outros) também podem dispensar o uso deste aparelho. Quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome. Um equipamento de 2.600 W (18000 Btu/h), se ligado durante 45 horas/mês, consume 117 kWh.

Secador de cabelo (potência média de 1.000 W)
Embora o tamanho dos secadores de cabelo seja pequeno, seu consumo de energia elétrica é bastante elevado. Se for usado durante 15 horas por mês, um secador com potência de 1.000 W gastará 15 kWh.

Consultoria: Nélio Bizzo, mestre em biologia e doutor em educação, professor da Faculdade de Educação da USP, Pesquisador do CNPq e autor de livros e artigos científicos


Leia Mais…
 

Mãe Terra - Preservação e Consciência Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino