segunda-feira, 29 de junho de 2009

HOME – O Mundo é a nossa casa



FILME DE FOTÓGRAFO FRANCÊS ESTREIOU NO DIA 05.06.09, PARA LEMBRAR QUE O PLANETA “É A NOSSA CASA”

Do site http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1385218&idCanal=2100

Mais de 500 horas de filmagens em 54 países resultaram em 90 minutos de um filme que retrata a Terra com imagens recolhidas do ar. O Dia Mundial do Ambiente, marcou a estréia mundial de “Home – O Mundo É a Nossa Casa”, do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertand, nos cinemas, televisão e Internet.

Foram precisos 18 meses e 217 dias de filmagens em 120 locais para produzir esta longa-metragem ecologista, de divulgação gratuita.


“Vivemos tempos excepcionais. Os cientistas dizem-nos que temos dez anos para alterar a forma como vivemos, para evitar o esgotamento dos recursos naturais e a catastrófica evolução do clima terrestre”, comenta Yann Arthus-Bertrand, o realizador, em comunicado divulgado no site do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua).

Em causa está o frágil equilíbrio do planeta, ameaçado por aquecimento global, espécies em perigo, esgotamento de recursos naturais. O filme é visto por este fotógrafo como um caderno de viagens, que mostra paisagens captadas de cima. “O documentário apela para uma nova consciência, convidando o espectador a parar por um momento e olhar para o nosso planeta, para os seus tesouros e beleza”.

“Tenho alimentado esta idéia nos últimos 15 anos. O que vi e aprendi ao sobrevoar a Terra mudou-me para sempre”, reconheceu o autor de “A Terra vista do Espaço”, livro que deu origem a uma exposição fotográfica que percorreu o mundo. Em 2008 tinha sido vista por 130 milhões de pessoas em todos os continentes.
...
Yann, embaixador da Boa Vontade do Pnua, acredita “que temos a sabedoria coletiva para encontrar uma solução”. Até porque, como diz o filme, “é muito tarde para ser pessimista”.

Em 2005, Yann criou a GoodPlanet, uma organização não lucrativa que se dedica a consciencializar as pessoas face à importância do desenvolvimento sustentável.

Para assistir o filme completo (1h58min), clique aqui.

Leia Mais…

segunda-feira, 22 de junho de 2009

GUIA DE ATITUDES ECOLOGICAMENTE CORRETAS



• Evite lavar calçadas. Varrer é suficiente. Ou, se preferir, aproveite a água que já foi utilizada na lavagem das roupas.
• Ao tomar banho, evite desperdício fechando o registro na hora de se ensaboar. Em um banho de 20 minutos, até 350 litros vão para o ralo;
• Ao escovar os dentes, ligue a torneira somente na hora de molhar a escova e enxaguar a boca.
• Para fazer a barba, feche o ralo e encha a pia de água. Utilize esta água para molhar o barbeador sempre que preciso. Desta forma, você só gasta uns dois litros de água, em vez de deixar a torneira ligada por vários minutos.

• Aperte a descarga por, no máximo, cinco segundos ou troque sua descarga comum por uma de caixa acoplada. Uma descarga comum gasta, em média, 30 litros por acionamento.
• Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os pratos. Ligue apenas na hora de enxaguar.
• Lavando o carro com mangueira, gastam-se, em média, 378 litros em 10 minutos. Prefira lavar a seco, com balde ou com mangueira com gatilho; assim, você pode economizar mais de 300 litros!
• Regue as plantas durante a noite para evitar a evaporação da água.
• Cuidado com vazamentos. A depender da abertura de uma torneira mal fechada, pode-se gastar de 40 a mais de 2 mil litros de água em 24 horas. Observe também a bóia da caixa d’água e os vasos sanitários. Jogue cinzas ou pó de café no fundo da privada. Havendo movimentação das partículas ou se elas sumirem, é sinal de que há vazamento.
• Junte uma quantidade maior de roupas para lavar de uma só vez. Coloque-as de molho e use pouco sabão. Enquanto esfrega, deixe a torneira desligada. Se usar máquina, recolha a água final para lavar a calçada ou banheiros.
• Jogar lixo na rua e pela janela do carro é porcaria. Além de deixar a cidade e as estradas sujas, você pode provocar entupimento de bueiros, contribuir com o acontecimento de enchentes e acidentes, além de matar animais silvestres.
• Se você é fumante, o problema é seu. Não jogue suas bitucas no chão, não jogue pela janela do carro e nem deixe na praia. Apague as pontas de cigarro quando for descartá-las para que não polua mais o ambiente e coloque-as em local adequado.
• Quando for à praia, leve um recipiente para colocar o lixo que produzir e leve-o com você ou coloque numa lixeira quando for embora. As praias e o mar estão se transformando em depósitos de lixo. Este lixo pode provocar doenças, atrai ratos e baratas e mata os animais marinhos, que o confundem com alimentos.
• Quando for sair, prefira ir a pé ou de bicicleta. Automóveis e motocicletas liberam muito gás carbônico na atmosfera, principal gás de efeito estufa. Se for para longe, use transporte coletivo, pois, desta maneira, você divide o mesmo gás carbônico com dezenas de pessoas.
• Cozinhe os alimentos em fogo baixo. A temperatura não ultrapassará os 100ºC se você aumentar o fogo, portanto, assim você economiza gás e polui menos. Não se esqueça de tampar a panela para que o calor se concentre nos alimentos e apresse seu cozimento.
• Evite comer carne, principalmente vermelha. Para produzir apenas 1 kg de carne vermelha, gastam-se 200 litros de água potável. A criação de gado também libera grande quantidade de metano na atmosfera através das fezes e gases dos animais, contribuindo para o aquecimento global.
• Quando for fazer compras, leve a sacola ecológica do Instituto RAM. Assim, você utiliza menos sacolas plásticas, produzindo menos lixo.
• Em casa e no trabalho, utilize os dois lados da folha de papel para escrever, rascunhar ou imprimir. Por cada tonelada de papel que se recicla, pelo menos 20 árvores deixam de ser derrubadas e economizam-se 10 mil litros de água.
• Evite imprimir desnecessariamente. Documentos digitados podem ser lidos no computador e enviados através de e-mail.
• Em vez de descartar seu computador e periféricos usados, doe para instituições que trabalham com inclusão digital e reaproveitamento de peças de hardware. Assim você evita lixo e metais pesados na natureza e ainda contribui com uma boa causa!
• Só deixe acesas as luzes dos cômodos onde há gente. E dê preferência a lâmpadas fluorescentes. As incandescentes – ou de luz amarela – gastam bem mais energia!
• Evite o abre-e-fecha da geladeira. Antes de cozinhar, tire tudo o que precisa de uma só vez. Você também pode usar uma garrafa térmica para manter a água gelada sem precisar abrir o refrigerador toda hora.
• Prefira usar pilhas recarregáveis. Se tiver de comprar da comum, ligue para o 0800 da empresa fabricante e pergunte onde deverá descartá-la depois de gasta. Jamais jogue em lixo comum.
• Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos. Se ainda não comprou o seu, considere trocá-lo por um ventilador de teto, que pode gastar até 90% menos energia.
• Evite alimentos transgênicos. Ao contrário do que algumas empresas dizem, sua produção, a longo prazo, requer a utilização de maior quantidade de agrotóxicos, ou seja, pior para a sua saúde e para a natureza. No site www.greenpeace.org.br/consumidores, você encontra a lista dos alimentos que não deve comprar.
• Só compre móveis fabricados com madeira certificada.
• Jamais compre animais vendidos em estradas. Se for comprar um animal silvestre, como papagaio, jabuti, iguanas ou passarinho, verifique se a loja é certificada pelo IBAMA, caso contrário, você poderá contribuir com o tráfico de animais silvestres, que coloca em risco de extinção a nossa biodiversidade.
• Plante uma árvore. Cada árvore plantada pode absorver até uma tonelada de gás carbônico ao longo da vida.
• O lixo é um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo. Você pode contribuir muito com a solução, fazendo uso dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Evite produtos com excesso de embalagens, reutilize-as sempre que possível e separe o lixo para ser reciclado. A reciclagem reduz a extração de matérias-primas, diminuindo impactos na natureza, além de gerar emprego e renda.
(Site: Instituto RAM de Reeducação Ambiental)

Leia Mais…

DILEMAS AMBIENTAIS



Respostas para quem quer ter atitudes ecologicamente corretas – mas ainda não sabe como agir
Revista Época


Algumas pessoas acreditam que o computador gasta muita energia para ser ligado. É mais econômico deixá-lo em estado de espera por algumas horas? O micro realmente gasta mais energia ao ser ligado para acionar a tela e os drivers. Isso dura alguns segundos, o que não justifica deixá-lo ligado sem uso por muito tempo. A economia de energia depende de outros fatores. Uma tela de LCD gasta 50% menos que um monitor antigo. O consumo também aumenta em ambientes mais quentes.

Se eu trocar minha geladeira antiga por um modelo que gasta menos energia, não estarei gerando mais lixo? Você não precisa descartar sua geladeira em lixões. Se ela ainda funciona, procure doá-la. Algumas prefeituras, como a de São Paulo, recolhem esse tipo de equipamento. Há também cooperativas que reciclam parte do eletrodoméstico.

As fraldas descartáveis geram grande quantidade de lixo. Mas quem aceitaria voltar para a fralda de pano? As de pano realmente seriam menos agressivas, já que as descartáveis levam até 500 anos para se decompor. Nos Estados Unidos, já existe uma opção mais ecológica, da gDiapers. Ela tem uma calça plástica lavável e, dentro, um refil absorvente e biodegradável, que pode, segundo o fabricante, ser jogado na privada.

Dizem que é importante separar embalagens de alimentos para reciclagem. Mas eu não desperdiço água para lavá-las? Você deve lavá-las, mas basta uma limpeza rápida. Gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem.



Há locais onde se coleta o óleo de cozinha usado para transformá-lo em biodiesel. Vale a pena gastar o combustível de meu carro para levá-lo até lá? Não saia de casa só para entregar o óleo. Aproveite quando o local de coleta fizer parte de seu caminho. Lojas do Pão de Açúcar já recebem óleo de cozinha em todo o Estado de São Paulo. Reciclar o óleo de cozinha também evita que ele seja jogado na pia. O óleo se mistura com a água e atrapalha o tratamento de esgotos.

Onde devo jogar o papel higiênico usado? No cesto, gera mais volume de lixo. E, no vaso, não atrapalha o tratamento de esgoto? Em cidades onde o esgoto é tratado, o papel pode ir para a privada. Em países da Europa, é comum não encontrarmos lixeiras nos banheiros. Mas jogar o papel no lixo também não faz mal. Nos aterros, ele demora pouco para se decompor.

No trabalho, é melhor usar copos descartáveis ou levar a própria caneca de cerâmica? Afinal, os de plásticos são recicláveis e, quando as canecas quebram, a produção de uma substituta consome água e energia. A caneca de cerâmica é melhor. Outra opção é a de alumínio, que não quebra e é reciclável. Nem sempre os copos de plástico são separados do lixo comum e encaminhados para a reciclagem. Nos lixões, eles demoram mais de cem anos para se decompor.


Leia Mais…

TRANSFORMANDO PLÁSTICO RECICLADO EM PAPEL SINTÉTICO



Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) permite transformar plástico reciclado em papel sintético.

Criar papel a partir de películas plásticas é uma tecnologia amplamente conhecida, mas exige sempre o uso de matéria-prima virgem para a confecção das folhas sintéticas.

O método desenvolvdo na universidade do interior paulista, no entanto, permite fazê-lo a partir de lixo, como potes plásticos de sorvete, garrafas pet, vasilhas, embalagens de CD, restos de canetas ou cartões bancários.

Este material é triturado e, depois, submetido a um tratamento químico desenvolvido pela universidade. O resultado é a produção de uma película de alta qualidade, similar às películas produzidas com matéria-prima virgem.

Financiado pela FAPESP, o projeto desenvolvido pela Universidade de São Carlos foi adotado em caráter experimental pela fabricante de papel sintético Vitopel. A fabricante possui planta industrial na cidade de Votorantim, interior paulista.


A empresa espera comercializar as folhas feitas a partir de plástico reciclado para aplicações industriais, em situações em que o papel precisa ser resistente à água, por exemplo. Assim, é possível imprimir rótulos para garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro.

Cadernos para estudantes também estão sendo produzidos com o método, já que a película aceita bem a tinta de canetas esferográficas.

A produção de folhas sintéticas de baixo custo diminui a demanda por celulose, o que na prática poupa a derrubada de florestas para produzir papel a partir de matéria prima orgânica.
(Do site: Somente Boas Notícias)

Leia Mais…
 

Mãe Terra - Preservação e Consciência Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino